terça-feira, 19 de maio de 2009

Pintura de Guerra

Olá, sejam bem-vindos ao Garagem. Sou Marcelo, colaborador do Victor nessa empreitada de resenhar e apresentar o melhor (e avisá-los sobre o pior) do que rola na cena musical contemporânea. Pretendo apresentar também aqui outros ingredientes da cultura pop, como livros e filmes que estejam relacionados com música.

Sou guitarrista da escola do rock clássico, apaixonado por blues e transitando de Led Zeppelin à Hellacopters, sempre buscando um novo riff, lick ou solo interessante.


Mas vamos ao que interessa...


Seguindo o mesmo critério estabelecido pelo Victor, irei discorrer aqui sobre o "novo" álbum dos Black Crowes.



Título: Warpaint
Artista: The Black Crowes
Produzido por: Paul Stacey & Chris Robinson
Gravado por: Paul Stacey, no Allaire Studios de NY
Gravadora: Silver Arrow
Ano de Lançamento:
2008
Cotação: ****



The Black Crowes é uma banda de blues-rock americana formada 1984 e capitaneada pelos irmãos Chris(vocais) e Rich(guitarra) Robinson,que alcançou considerável sucesso nos anos 90 com os ótimos singles "Jealous Again" e "Twice as Hard". Seu estilo mesclando rock classico com swing stoneano atraiu as atenções de Jimmy Page, que tocou com os Crowes em 2000 no álbum "Live At the Greek".

Depois de um hiato de quase 7 anos desde o lançamento de Lions(2001), os irmãos de Atlanta retornam com um novo disco recheado de riffs e slide guitars vindos diretamente dos 70's. E que disco...
O álbum abre com "Goodbye Daughters of the Revolution", com a guitarra de Luther Dickinson criando a cama perfeita para o slide de Rich e a voz "Mick-Jagger-no-auge" de Chris. Típica música dos Crowes, com refrão empolgante e ótimas guitarras, parece saída diretamente das sessões de "Exile on Main St.", dos próprios Stones. E o que se segue não é muito diferente.

Temos o rock swingado reaparecendo nas faixas Movin' on Down the Line (a semelhança com All Down the Line não é concidência) e Wounded Bird, sempre com Rich destilando riffs precisos e preenchendo muito bem os espaços com fraseados. O blues ataca de vez na matadora Walk, Believer Walk com seu solo simples, mas de feeling impressionante e a boa God's Got It,com direito a backing vocals da banda no refrão. Como é bom ver que ainda existem blues de verdade sendo produzidos por aí.

A banda mostra todas suas armas na já clássica Evergreen, a melhor música do álbum. Uma introdução pesada e cadenciada,dando espaço para uma slide guitar estilosa e uma progressão simples e ao mesmo tempo linda de guitarras. E Chris Robinson entrega uma das melhores interpretações da sua carreira, numa música dedicada à Kate Hudson, sua ex-esposa. A banda inteira aparece muito bem nesse grande rock.

No âmbito das baladas, destaque para "Oh Josephine" e seu forte refrão e a Zeppeliana "Locus Street", sempre com as guitarras aparecendo muito bem e belissímas bases de violão e teclado.

No fim, temos um ótimo disco de boogie/blues/swing/classic rock. Seria como se Jagger e cia. se reunissem com a turma de Robert Plant e decidissem lançar um disco, assim, sem muito compromisso mas botando tudo abaixo.

Grande Álbum. Sugiro download imediato.


Track List - Todas as músicas de Chris e Rich Robinson, exceto faixa 9.

  1. "Goodbye Daughters of the Revolution" – 5:03
  2. "Walk Believer Walk" – 4:39
  3. "Oh Josephine" – 6:38
  4. "Evergreen" – 4:20
  5. "Wee Who See the Deep" – 4:50
  6. "Locust Street" – 4:14
  7. "Movin' On Down the Line" – 5:42
  8. "Wounded Bird" – 4:23
  9. "God's Got It" (Rev. Charlie Jackson) – 3:22
  10. "There's Gold in Them Hills" – 4:47
  11. "Whoa Mule" – 5:45








Download :

http://rapidshare.com/files/101132522/blackcrowes-warpaint_rocktowndownloads_.zip



Até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário